segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BONECAS ABAYOMI


    No Brasil, as bonecas Abayomi são conhecidas como bonecas de pano artesanal muito simples, confeccionadas a partir do reaproveitamento de tecidos e feitas apenas de nós, sem uso de cola ou costura e com o mínimo uso de ferramentas. Sempre aludindo às mulheres negras, possibilitam o trabalho com a identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira.
        A palavra Abayomi tem origem incerta. Um dos significados conhecidos é “encontro precioso”, sendo que abay= encontro, omi=precioso. Conta-nos a história africana, que na África do Sul elas eram confeccionadas como amuleto de proteção. Nas viagens forçadas para o Brasil em direção à escravidão, as mulheres rasgavam a barra das saias e faziam Abayomi para as crianças brincarem. E já aqui, como escravos, reuniam-se  nas senzalas e confeccionavam as Abayomis, pedindo saúde e prosperidade. O trabalho com as Abayomi valoriza a cultura afro-brasileira, estimulando a expressão criativa, além de ser uma opção moderna para reciclagem/reaproveitamento de tecidos.
      O reconhecimento e identificação que as bonecas propiciam às crianças afro-brasileiras e o trabalho com a estética africana foram objetos na Oficina de Produção de Bonecas Abayomi promovida por Cleusir Pacheco, membro do NEABI/USJ na Semana das Licenciaturas USJ.
Muita arte, educação e diversidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário